17 de jun. de 2015

Tchau Vovô

No dia primeiro de Abril deste ano Vovô do Caio pregou sua última peça, e foi embora desta vida de forma repentina, sem avisar, que ele não era homem de pedir autorização pra nada. Desbravador, trazia no sangue o espírito dos antepassados italianos que saíram de tão longe para buscar uma vida melhor, e ele mesmo saiu tantas vezes e de tantos lugares para novas vidas, novos rumos. O mais incrível disto é que eu era admirada pelo sogro. Ora vejam, são destas coisas que fazem a gente ficar encabulada, pois sabe ser bem menos que o admirador, merecer menos admiração do que quem admira.
Apesar de toda a criação rígida que recebeu e deu aos filhos no começo, ele era um desafio à nossa ideia preconceituosa de que velhos turrões não mudam, não perdoam, não dão mais chances depois de erros e descaminhos. Como era bonito de ver ele ouvir e perguntar ao filho sobre política, economia, futebol. Para homens antigos, com dificuldade para demonstrar sentimentos fisicamente, o amor se demonstra muitas vezes em ouvir e respeitar. Mesmo tendo muito mais vivência, era sábio o suficiente para enxergar nos outros a sabedoria que os estudos também podem trazer. E mesmo vindo da roça, ajudou o filho a estudar por muitos anos, e reconhecia na profissão de professor uma grande honra.
Vovô foi o primeiro a saber da possível vinda do Caio, depois do papai, claro. E ficou feliz de gargalhar. Depois recebeu nossa visita com o Caio já maior dentro da barriga, e ele ouviu lá de dentro esta gargalhada famosa, e a voz do vovô Severgnini.
Quando recebi a notícia inesperada uma das primeiras coisas que me fez triste foi saber que o Caio, assim como eu, não teria Vovô. E depois me consolei, com o fato de ao menos o vovô ter tido a alegria de saber de mais um neto antes de ir. Fomos ao velório e enterro, mais para apoio moral à família, segurar na hora da despedida final, quando as pernas tremem e os olhos turvam. A despedida a gente fez depois, calmamente demos nosso tchau sozinhos. Papai foi tão firme que soube consolar a família à distância, pois estava longe longe, ainda no caminho da agora antiga casa para resolver as últimas coisas da mudança. Nunca saberei como é passar por isso à distância, mas também ele pôde se despedir depois, do jeito dele, calmamente. Nunca são suficientes as despedidas, e nunca se preenche o vazio que os pais deixam. A vida para quem fica também é outra, menos colorida. Mas o Caio vai ouvir ainda muitas histórias deste Vovô serelepe, e sem saber, conhecer muito dele através do pai, ou quem sabe, dele mesmo. Tchau Vovô, sentiremos muito sua falta.

4 comentários:

Elaine disse...

É inacreditável a capacidade humana de transformação; transformar partidas em renascimentos e boas lembranças; tristezas em alegrias. O ciclo geracional segue à ordem da vida: não seremos sementes (e ainda bem!) pessoas saem dos palcos da vida, para que outros venham. Vovô foi embora, o neto tá chegando, não foi exatamente assim que se queria né, não houve sincronia, não conseguiram se encontrar, se verem, mas isso não impede exatamente que um saiba a existência do outro. Vovô soube e amou o Caio; Caio partilhará da vida do vovô através dos que ficaram e perpetuarão suas histórias, seus gestos, todos os que o conheceram, especialmente o papai, tem um pouquinho do vovô, até o Caio! olha só, vai que um narizinho, um olhar, uma gargalhada não é a mesma do vovô! Quanto ao texto da mamãe ... é inacreditável o que uma gravidez faz, além de mamãe,esposa e amiga, Nádia agora é uma escritora fenomenal, chorei aqui: "Ora vejam, são destas coisas que fazem a gente ficar encabulada, pois sabe ser bem menos que o admirador, merecer menos admiração do que quem admira." Palavras cheias de reconhecimento, humildade e gratidão ;) aliás, também eu fico grata por você compartilhar suas palavras.

Nádia disse...

Muito belas suas palavras também. Obrigada pelo fenomenal. Também fico encabulada, pois vem de uma socióloga e escritora admirável. ;) sem mais figurinhas..hihihi.beijo

Fran Lima disse...

Emoção por aqui também (: recebo por email todos os textos daqui e leio por lá. Este, pelo título, e pela correria dos últimos dias, reservei este momento para ler com mais calma. Vejo um vovô alegre e um meninão serelepe. Parabéns pelo texto e obrigada por compartilhar destes sentimentos tão genuínos. Um beijo. E outro na baliga.

Nádia disse...

Papai Vavá dá beijo na baliga todo dia por mim, pela vovó. Vou pedir pra ele dar mais um por ti. ;)