16 de jun. de 2015

Panos, cueiros, fraldas e afins

Nunca vi nos tantos sites e blogs sobre maternidade e bebês algo sobre as definições de tantos panos pedidos e sugeridos nos enxovais. É pano de boca, fralda de boca, fralda de pano, cueiro, toalha de boca, toalha com capuz, manta. Mas e aí, o que define e qual a diferença entre elas? Tamanho, tecido, grossura? O tecido em todos os lugares se sugere algodão para tudo que for de bebê, ou outros tecidos naturais, lã se for frio, por exemplo. Então por isso não conseguiria diferenciar. Tentei no "Sr. Sabe Tudo" Google aquelas pesquisas "cueiro x fralda", "manta x cueiro", ou definição:cueiro, mas em nenhuma se diz a medida ou a diferença entre os panos. Também tem definições erradas, dizendo que cueiro serve para enrolar quadril e perna. Alguém já viu um bebê recém nascido só com quadril e perna enrolado? Ele é todo enrolado, só sobra pescoço e cabeça de fora.
Minha primeira dúvida era se cueiro e fralda de pano não eram a mesma coisa. Nenhum dos dois serve (ao menos não mais é usado) para tampar o bumbum, mas os dois nos remetem a esta mesma parte do corpo, seja pelo nome, seja pela tradição. Depois, pano de boca e fralda de boca, seriam a mesma coisa? E a manta e o cobertor, qual a diferença?
Acho que as mamães sempre tem avós ou outras mamães por perto para mostrar, este é o cueiro, esta é a manta. E foi assim que me mostrou a dinda do Caio, mas já no fim da gravidez. Antes tarde do que nunca.
Resolvi ajudar as mamães de primeira viagem que podem estar confusas tanto quanto eu estava, e medi os panos e anotei as diferenças.

Fralda de pano - ganhei inúmeras destas. Parecem mesmo as fraldas antigas (acredito que poderiam ser usadas da forma convencional de fralda, se alguém tiver paciência para lavar) medem 50 x 60 cm a 52 x 63 cm, as que eu tenho. São de um tecido de algodão bem fino, quase translúcido quando posto contra o sol. Estas tem inúmeras utilidades, desde brincar de esconde esconde com o bebê, passando por secar do banho em dias quentes e limpar qualquer coisa do bebê, indo até cobrir o bilau do bebê menino enquanto troca a fralda, para que ele não faça xixi em seu rosto.

Fralda de boca - Acredito que seja a mesma coisa que fralda de pano, mas como ela é usada hoje mais para limpar golfadas, vômitos, babas, e outras sujeiras que saem da boca, resolveram adotar este nome.

Pano de boca - Este quando pedem ainda não sei se falam da mesma coisa que fralda de boca e fralda de pano, mas acredito que sejam uns menores e mais grossos, pois em uma embalagem que comprei estava escrito Pano de boca. Era um quadrado de algodão felpudo e mais grosso medindo 29 cm. Parece um pouco com flanelas de limpeza, daquelas mais grossas. Também ganhei uns de 32 cm quadrados e de 36 x 27,5 cm, um pouco mais finos.

Toalha de boca - estas que eu ganhei são as toalhas de toucador, como diriam os antigos, ou toalhas de mão, tipo aquelas usadas na academia, tecido de toalha mesmo, mas nas versões para bebês são bordadas em geral. As que eu ganhei tem 28 x 48 cm. Servem para a mesma coisa que o pano de boca.

Cueiro - Os que eu tenho medem 75 x 63 cm. São de algodão mais grosso, geralmente os dois lados da mesma cor, bem simples. São usados por baixo das mantas para enrolar o bebê nos lugares mais frios, ou sozinhos. Tem uns tecidos mais finos para lugares mais quentes também, mas eles nunca serão tão finos quanto a fralda, pois o objetivo é proteger e apertar um pouco o bebê, para ele se sentir como no útero da mãe. Apesar do nome enrolam o bebê todo.

Manta - São um pouco maiores que o cueiro, as minhas tem 80 x 80 cm e 80 x 90 cm, são também mais grossas e podem ter dupla face, forradas, para ficar mais quente. Porém são mais finas e menores que um cobertor de bebê.

Toalha com capuz - Esta é mais fácil. Toalha um pouco menor que as convencionais, e com capuz para ajudar a secar a cabeça.

0 comentários: