25 de fev. de 2015

Friozinhos na barriga



Alguns já sentem o primeiro ao saber da gravidez. Para mim foi bem mais pavor do que friozinho, então não conta. Agora com 5 meses de gravidez, barriga proeminente, vemos no ultrassom morfológico o Caio chupando dedo, apertado lá dentro do útero, com muitos órgãos formados ou em formação. Já parece bastante com um bebê em menores proporções. Sabemos pela internet que prematuros com este tempo de gestação tem chance de sobreviver se tiver uma boa UTI neonatal e boa equipe. Neste ponto o friozinho na barriga é duplo. Por saber que mais da metade do caminho até o parto já foi percorrido, e por saber que não há boa UTI neonatal à menos de 270 km de distância.
Às vezes é bom ficar um tempo longe de tanta informação online sobre a gravidez, mesmo as de boa procedência. Há sempre sintomas de risco parecidos com os comuns de grávida, diferenciando destes somente pela duração ou intensidade, confundindo e abalando as mamães de primeira viagem, gerando friozinhos desnecessários.
Sabido, porém, que estes da gestação são somente um treinamento. Depois de ter um serzinho no mundo, estes frios na barriga serão constantes. Se o bebê bater a cabeça, cair no chão, engatinhar para perto da tomada ou objeto cortante. Se engasgando, botando tudo na boca, tendo febre. Depois a criança caminhando para as quinas dos móveis, andando de bicicleta, skate, patinete. Indo para a escola, brigando, sofrendo bullying. E assim por diante, em qualidade e quantidade tais que nem ouso adivinhar. Eu costumava gostar de montanha russa, mas acho que não vou precisar mais.

Créditos da imagem: Yris Tanaka - Erika em "Friozinho na Barriga". Portfólio em www.behance.net/yristanaka

0 comentários: