23 de abr. de 2010

Sessão gulodices em: Picolé misterioso



Não, não estou falando do saudoso picolé do tio da praça, que não tinha nome, não tinha marca (se tinha era tão caseira que não lembraremos). Não falo daquele picolé do carrinho, que sempre era tomado nos fins de semana no passeio de criança que cresceu em cidade pequena. Pipoca no inverno e picolé no verão.
Este picolé de que falo encontrei em um único restaurante, e nem mesmo achei em um outro restaurante da mesma cadeia. A marca tinha algum nome gringo, tipo Uncle Henry ice cream, com um tio muito simpático na embalagem. Era caríssimo, o que era de se esperar de supérfluos importados que não sejam da China.
Entre maravilhosos e gordurosos sabores, entre eles macadâmia e algum chocolate com nome fresco, provavelmente "suíço", experimentei um que pode parecer simples demais para alguns para valer 6 reais. Por ser um dia quente e precisar de algo refrescante, e claro, também por estar entre os mais baratos da marca, fiquei com o de Limão Siciliano.
No freezer diziam que eram feitos baseados na receita do vovô, à base de neve. Confesso que comprei mais pela minha mania já adivinhada há muito tempo pela minha mãe, que costumava me chamar de "novidadeira".
Mas que surpresa maravilhosa a textura que realmente e (impressionantemente!) lembra neve, ou uma nuvem gelada e fofa. O sabor nem doce, nem azedo, a meu ver, no ponto certo para guloseimas à base de limão. Forte, e arrisco dizer, até melhor que uma limonada suíça bem feita.
Desde então comecei minha saga à procura de outros lugares que pudessem vender o mesmo sorvete! Se ao menos eu lembrasse o nome... Minhas tentativas de achar pela forma "convencional", ou seja, o Google, não foram muito profícuas. Snow ice cream me fez achar diversas receitas caseiras de sorvete. Uncle "anything"ice por sua vez, me fez encontrar pequenas sorveterias em toda costa americana.
O restaurante é realmente fora de mão para outra visita, e neste dia estava voltando de uma consulta médica que só tenho marcado retorno para o fim do ano.
Amigos, antes de ligar para o restaurante e perguntar o sorvete que eles vendem, será que alguém pode me ajudar? O picolé eu achei no Restaurante Central da Bocaiúva. Obrigada e experimentem!

2 comentários:

Lucas Ferreira disse...

Se descobrir o nome, me avise: economizo durante um mês para comê-lo.

Vanderlei Luis disse...

Como deste poucas informações sobre o dito picolé, pode ser o "Diletto", picolé com receita italiana mas fabricado no Brasil. Na embalagem tem um nono sim, mas no verso, na frente o logo da marca é um urso polar. No link abaixo é da imagem do verso.
http://4.bp.blogspot.com/_c78gUCulihc/SldJpN2esNI/AAAAAAAAEWk/a7DAApy_RUs/s1600/sorvete%2Bingre.jpg

Ótima escrita, como sempre!
Beijo