5 de mar. de 2009

Sangria nossa de cada mês

Alguns dias atrás vi um programa da Record News com dois conceituados ginecologistas discutindo a interrupção da menstruação. Um dos entrevistados teimava em dizer que menstruação era uma parte do ciclo da mulher, feita de altos e baixos, e que isso era bom, poético, chegava a dizer que a mulher "perderia interesse para ele se não fosse assim". Ora convenhamos, ficar mal humorada, deprimida, brigar sem motivo por uma semana inteira deixa alguém mais interessante? Se sentir inchada, dolorida, cansada por uma semana de tpm deixa alguém mais feminina? Ele alega que se o problema é tpm, a mulher pode tomar medicamento contra os sintomas, e mais uma vez a medicina sintomática, que só cura os sintomas e não a causa, só mascara o mal. E depois cai em contradição dizendo que as mulheres não deveriam tomar medicamentos para parar de menstruar se não tem problemas, porque pessoas saudáveis não deveriam se medicar. Pera, então medicamento para controlar apenas os sintomas pode, medicamento para erradicar o mal não pode?
Eu não conheço uma mulher que não reclame de menstruar. Algumas podem achar que parar de menstruar não seja natural, mesmo tomando pílula, que deixa o ciclo completamente antinatural, mesmo que se pare por 7 dias.
Uma pesquisa na internet e já vejo artigos com os mesmos dois médicos em várias revistas e jornais online. A Boa Forma cita um dos sintomas colaterais de parar de menstruar: "No entanto, algumas mulheres engordaram de 2 a 6 quilos!" Assim mesmo, com ponto de exclamação, como se fosse uma coisa horrível! Para mim é o mesmo que não parar de fumar porque também pode engordar. Algumas quantas mulheres?, duas de cem? Lendo alguns outros artigos não consegui me convencer dos pontos negativos. Essa mesma reportagem sugere tomar antidepressivo para controlar ansiedade e irritação! Claro que estes remédios comprovadamente viciantes devem ser muito mais naturais do que simplesmente parar de sangrar! Ainda na Boa Forma se diz "Entre os principais motivos da turma do contra está o fato de que, com a suspensão, perde-se o papel sinalizador da menstruação de que o óvulo não foi fecundado ou ainda que está tudo correndo bem com o organismo — a ausência do sangramento regular pode indicar, por exemplo, problemas nas glândulas tireóide e supra-renal" Para tudo! Obviamente existem outros sintomas para isso, parar de menstruar com certeza seria o sintoma menos incômodo! E se a pessoa está tomando hormônios ela vai saber que o óvulo não foi fecundado. A Revista Galileu apresenta as mesmas opiniões dos dois lados. Ainda na revista Boa Forma, o sexo é citado como uma maneira de aliviar os sintomas da tpm e da menstruação. Ah sim, claro que você vai conseguir parceiros (para o caso da solteira) justamente quando você está deprimida e irritada na semana anterior da menstruação, para casadas o marido sensato deve até manter distância nesses dias.Solteiras e casadas sabem, sexo durante a menstruação é difícil - sujeira, perda parcial da sensibilidade, já que a cavidade está cheia de endométrio e sangue, fraqueza por se estar sangrando, etc. Meninos (incluindo médicos), tentem transar sangrando, tentem se sentir bem usando fraldas (absorventes) a vida inteira, tentem se sentir felizes porque são mulheres que não engravidam, e tem de pagar por isso com TPM e sangue todo mês!
Se ainda assim continuarem achando antinatural parar de menstruar, me avisem.

0 comentários: