28 de jan. de 2008

Elephant



O atendente da locadora não soube explicar o porquê do nome. Mas também não se pode esperar muita informação cinematográfica de quem nem sabe o que é a Trilogia das Cores. Se você quer saber sobre blockbusters pergunte a caras de locadora, qualquer outro tipo de cinema, só pergunte se quiser se deparar com uma careta de "Hein?". Acredito que eles olham para estes pedintes de filmes épicos e pensem: ui, lá vem outro pseudointelectual conhecedor de filminho alternativo. Conhecedora não sou, mas não custa tentar.
Ou custa, como foi o caso de tentar ver Elephant. Não que o filme seja de todo ruim, mas a sensação é que deveria ser um curta, sem as longas e tediosas tomadas das costas dos adolescentes caminhando. Será que era pra ficar parecendo documentário de adolescente? Isso já fizeram em Kids, que por sinal é produzido por Gus Van Sant, que dirige e escreveu Elephant.
Mas isso de acompanhar o caminhar das pessoas por ângulos bizarros já fazia o Godard, e eu ainda não consegui ver um filme inteiro do Godard.
Influências à parte, assim como o atendente não compreende os alternativos, eu não compreendo algumas "alternativisses" também.
Elefante. Grande, pesado, é o abacaxi do reino animal. Elefante branco é obra inacabada, grandiosa e inútil. O elefante parece um trambolho difícil de engolir e de se adaptar em qualquer lugar que não as savanas africanas ou partes da Ásia. Em minha interpretação, no filme, Elefantes eram os garotos que não se adaptavam no colégio. Elefantes são os que pedem o filme Elefante numa locadora comum.
No currículo do Gus, o diretor,tem coisas boas tipo Gênio Indomável e grandes porcarias como Até as vaqueiras ficam tristes. Mas essa película é realmente um Elefante. Pode até ter seu público e prêmios em festivais, mas em qualquer outro lugar ele me parece deslocado. Os adolescentes são estereotipados e superficiais. As personagens não cativam, nem pro bem nem pro mal. E porque diabos o menino usa uma roupa de touro? Só se for homenagem ao Almodóvar!
Não entendi e não gostei. Tentar ser diferente em tudo te faz hermético e antipático. Ou eu que sou a ignorante e deveria pesquisar mais sobre o filme. Mas pesquisar sobre o que não gostou só serve para falar mal com mais embasamento. E pra se irritar mais! Não, obrigada. =)
P.S: Na foto, o Jotalhão, elefante muito bem vindo em HQs e rótulos de massa de tomate.

0 comentários: