27 de jan. de 2015

Parabéns²

Outro dia estávamos numa conversa sobre a quantidade de Parabéns recebidos pela gestação. Nem quando passei no vestibular ou me formei recebi tantos parabéns. Pensamos, e se não quiséssemos? Seria no mínimo inadequado congratulações. Mas isto não pode, nem passa pela cabeça convencional isto não ser um sonho, uma bênção, tanto faz a hora ou o preparo dos pais.Claro, não era este o caso, e quem convive conosco pelo visto acredita estarmos preparados, ao menos sabem que devíamos estar, pela idade e formação (glup!), mas mais que isso, sabem o quanto adoramos crianças. Mas é engraçado receber tantos parabéns se a criança ainda nem nasceu. E é um processo cíclico. Parabéns porque estou grávida, parabéns pro papai, parabéns pra mamãe, parabéns porque é um menino. Mas, quem já deu parabéns pela gravidez, qual o sentido de dar parabéns pela descoberta do sexo?
Nesta parte aparece o machismo nosso de cada dia, e ouvimos "é um varão"(o papai ouviu, ainda bem que não fui eu). Se fosse menina também ouviríamos parabéns do médico e colegas outra vez? E se fosse menina alguém diria, opa, um "capô de fusca", olha, um "pombão", ou outros adjetivos usados para vangloriar o sexo da criança? Porque estes últimos são de mau gosto, e o primeiro não? Me recuso a chegar na conclusão de que ser fêmea é um demérito, ainda. Mas não conheço um adjetivo para a primeira filha.
Talvez um pouco fora da curva, os dois queriam uma menina, mas os dois sentiram que era menino vendo o primeiro ultrassom, mesmo sem poder ver muita forma no embrião além da cabeça e tronco. E ficamos felizes da mesma forma, até paramos de falar que queríamos menina...Pss, o Caio pode ouvir e se sentir menos amado! E se ele quiser pode trocar de sexo depois, pode se vestir como menina, pode gostar de meninos, de meninas ou dos dois, só não pode maltratar nenhum dos dois, só não pode ser machista, isto para mim seria vergonha.
P.S: Se quem chamou ou chama primeiros filhos de "varão" estiver lendo isto, não se sinta ofendido. À vezes repetimos coisas e nem paramos para pensar no significado. Se você leu e pensou, sem me xingar, já me sinto feliz.

0 comentários: