25 de mai. de 2009

Arquiteto de Autocad = Designer de Corel

Estes dias comentei para um amigo que teria uma oportunidade de trabalhar em uma empresa que precisa de um designer para web. Ele, todo empolgado, disse que ele tinha o curso de Dreamweaver, Flash e Fireworks, desses que bombam por aí com o nome de Webdesign. Fiquei pensando...o que dizer para esta pessoa sem ofender sua inteligência e sem que ele se arrependa do custo que pagou pelo curso? Sem dúvida é um curso útil e válido, mas depois de muito pensar, conclui que a relação é a mesma que comparar um arquiteto com quem fez um curso de AutoCad. Nem com um técnico de edificações, porque o técnico terá ao menos algum embasamento teórico, de cálculos, de parâmetros de construções. Um técnico ou tecnólogo de design também os terá, mas alguém que fez o curso do programa Dreamweaver é tão webdesigner quanto um fera no Autocad é arquiteto. O mesmo para os feras em Photoshop e Corel que pululam por aí e são tão graphic designers.

Pode ser mesmo que ele saiba mais funções dos programas, mais teclas de atalho, mais manhas de programação, entre outras coisas. Mas isso se aprende em algumas semanas, agora a vivência de quatro anos numa universidade, a bagagem teórica, a experiência cultural de se debater com várias especialidades de outras tantas cabeças pensantes, isso não se aprende em duas semanas.

Outro dia também uma amiga me pediu um cartão de visitas. Disse que cobram pela "arte" numa gráfica em torno de R$25,00. Eu tinha cobrado o dobro em um preço camarada. Bom, se ela quer uma "arte" até tá caro, tem crianças que fazem "arte" de graça! O próprio nome dado já não me passa seriedade. Poderia ser layout, teste, projeto...As pessoas no Brasil têm a idéia de que projetos só são e devem ser feitos para coisas grandiosas, como um prédio, uma ponte. As coisas duradouras também devem ter projetos, coisas como sua imagem pessoal, essa que você vai passar através de um simples cartão. E melhor pra você que não seja uma "arte" feita por alguém que tem tanto embasamento em projeto quanto o moço do autocad tem sobre arquitetura.

Acredito sim, que existem bons designers com formação autodidata, que pesquisam, debatem, adquirem bagagem cultural de outras formas. Mas estes, assim como os formados, devem fazer valer a diferença de investimento que fizeram, de tempo e de dinheiro, de conhecimento adquirido. Estes podem apontar esta sutil diferença que não é percebida pela população leiga que ainda não está familiarizada com o Design e suas implicações.

Lembrando de uma estória atribuída ao Picasso: Uma cliente foi ao seu ateliê e pediu uma "arte", uma tela com seu retrato. Picasso fez a tela em alguns minutos. A cliente se indignou, disse que ele a estava desrespeitando, que ela estava pagando caro e queria mais dedicação. Picasso respondeu: Sehora, esta tela me custou anos de estudo.

2 comentários:

Fabio Rocha disse...

Vou parar de dizer que so webdesigner depois dessa. :)

Nádia disse...

oi fábio, legal que você veio dar uma olhada aqui! ehhehehe